Lune Festa,  LF 2020,  Trivia

Lune Festa: O Festival da Lua do Lune Station!

“Trem chegando à Plataforma 3, preparem-se para o desembarque no Lune Festa”

Você já ouviu falar no Chuseok (추석)? Não? E o Festival do Meio de Outono (中秋節, 中秋节)? Também não? E que tal o Tsukimi (月見)?

Chuseok – celebrado na Coréia do Sul – Festival do Meio de Outono – celebrado na China – e Tsukimi – celebrado no Japão – possuem uma coisa em comum: são os famosos Festivais da Lua!

Sobre o Festival da Lua

Coréia do Sul

Na Córeia, é celebrado durante três dias – caindo no 15º dia do 8º mês no calendário lunar. Sim! Por levar em consideração um calendário diferente para a celebração desse festival, a data exata do Chuseok pode alterar de ano para ano.

O que não altera, é a celebração da lua de colheita, trazendo a fartura do Outono – e, com ela, pratos tradicionais que são preparados nessa época, incluindo os clássicos songpyeon (bolinhos doces em formato de meia lua)!

China

Viajando para a a China, o Festival do Meio de Outono – ou Festival da Lua – é um dos feriados mais importantes do ano. Também leva em consideração o calendário lunar, sendo no 15º dia do 8º mês. O objetivo, também, é festejar a lua de colheita – já que em épocas antigas em que dependiam da produção agrária, notou-se como a lua afetava os ciclos de colheita.

É um festival para se reunir com a família, fazer oferendas à Lua e apreciar os tão conhecidos bolos lunaresinclusive, muitas receitas podem ser encontradas no Youtube como “mooncakes”.

Japão

Agora na ilha do Japão, o Tsukimi segue a mesma lógica do calendário lunar – lembra? 15º dia do 8º mês! Com as heranças da sua origem, o Tsukimi também celebra a lua da colheita e incentiva a observação lunar durante o festival.

Em relação à comida, há o tsukimi dango: um bolinho de arroz simples, redondo, que lembra muito a lua cheia – entretanto, o formato pode mudar de acordo com a região do Japão. Também são feitos os famosos mochi e há vários em temática de coelho, por conta da famosa lenda do coelho da lua.

Mas isso é assunto para um próximo post.

Lune Station

Se você pesquisar pelo nome de cada festival, o Google já te dará a data em que eles serão celebrados! Nesse ano, os três festivais lunares serão no dia 1º de Outubro – coincidentemente, a data que nós escolhemos realizar a inauguração do Lune Station!

Sim, foi coincidência. Eu mesma só fui perceber quando comecei a pesquisar mais sobre os festivais para escrever esse post – acho que já leram no post da Selene que esse tipo de coincidência é trabalho do Miguel, mas caso não tenham lido: https://lunestation.com/plataforma-2-quem-somos-nos/

Sendo assim, para estabelecer nosso próprio festival, resolvemos definir que anualmente, durante a primeira semana de Outubro, teremos o Lune Festanosso próprio festival lunar!

Lune Festa 2020

Como esse ano é nossa inauguração, escolhemos um tema muito especial para o Lune Festa 2020: a Lua!

Musa inspiradora do nosso blog – e lar da nossa estação lunar junto com nossos fiéis coelhos assistentes – cada uma de nós selecionou um tema especial para trazer como conteúdo na próxima semana, com a condição que todos sejam relacionados à lua!

Como faremos, então? Chega mais para ver o nosso itinerário de posts pro Lune Festa 2020!

  • 06/10 – Terça – Pipoca Lunar: Sailor Moon Classic e a Lenda do Coelho da Lua, por Artemis
  • 08/10 – Quinta – Lune Records: Mixtape Mono e a Criança da Lua, por Hekate
  • 10/10 – Sábado – Pipoca Lunar: História do Cinema com Geórge Méliès e Le Voyage Dans Le Lune, por Selene

Nosso objetivo é trazer cada vez mais coisas interessantes durante o Lune Festa e deixar como se fosse um feriado interativo, informativo e divertido – nosso próprio Festival Lunar que vocês estão sempre convidados a comemorar com a gente! Começaremos pequeno, mas um simples passo para nós será, algum dia, um grande passo para quem resolver marcar o Lune Festa como feriado lunar no próprio calendário.

O conteúdo que traremos para nossa festa da lua será realizado com muito carinho – esperamos apresentar curiosidades, mundos novos e levá-los com a gente no nosso trem de conhecimento para grandes horizontes!

Esperamos você para comemorar conosco o Lune Festa 2020 – o primeiro de muitos Festivais Lunares!

Conhecida na Lua como Artemis, meu nome aqui na Terra é Kadine. Considero que sou de Serra Negra – sou ariana com ascendente em escorpião. Interessada em tudo que é artístico, tenho um fraco para pesquisar coisas obscuras! Desbravadora de museus, compro mais livros do que consigo ler, interessadíssima em outros idiomas e culturas, colecionadora de chás e canecas, escritora nas horas vagas e gamer noturna para passar raiva com invader em Dark Souls (e relaxar com Devil May Cry ou Resident Evil).